O Educa UFABC é um evento que visa trazer inovações e avanços no campo do ensino e da aprendizagem. A cada ano, o evento abordará um tema diferente. Neste primeiro ano, o tema é "Docência no século 21" com o objetivo de conscientizar sobre a importância da renovação e modernização da educação e também de seus desafios. O evento foi desenhado no formato “mão na massa”, permitindo aos participantes experimentarem novas ferramentas educacionais, recursos e abordagens pedagógicas. Além disso, será realizada uma pesquisa com professores da UFABC durante o evento. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as necessidades dos professores para que ações de apoio futuras possam ser planejadas. Este é um evento realizado pelo Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL) em parceria com os LABs (Projeto de Extensão da UFABC) e tem como objetivo auxiliar o professor nesse caminho.
Inscreva-se até dia 10/11/2019.
Nossos
Palestrantes
Com o intuito de enriquecer ainda mais a discussão acerca da "Docência no século 21", este evento conta com especialistas que atuam nas mais diversas áreas do conhecimento.
Damione
Damito
Mestrando em Educação Escolar (FCLAr/UNESP), Formação em Metodologias ativas e Formação de formadores pela HAMK University of Applied Sciences/Finlândia. Recebeu o reconhecimento como "Talento da Educação" pela Fundação Lemman e "Google Innovator" pelo Google. Desenvolve pesquisas sobre metodologias ativas, educação não formal e uso de novas tecnologias para a formação de professores. É professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) onde também é membro do Comitê para Inovações Pedagógicas e Curriculares. É o criador do maior podcast em língua portuguesa sobre educação, o Podcast Papo de Educador.
​
Marize Passos
Pós-doutorado em Educação (Universidade de Hamk - Finlândia). Doutora em Engenharia de Produção (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) e Doutora em Educação (Universidad del Norte - UniNorte). Mestre e Especialista em Informática (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES), Engenheira de Petróleo e Administradora de Empresas (Universidade Vila Velha - UVV). Professora Titular e pesquisadora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Ex-coordenadora da Pós-graduação em Informática na Educação (PIE). Professora titular do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e do mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT). Professora dos cursos de Especialização em Informática na Educação (PIE) e em Tecnologias Educacionais (TecEdu). Pesquisadora dos grupo de pesquisa Educação e Tecnologia, Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Ifes e do grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação da UFRGS.
Sérgio Ferreira
Doutorando em Educação (UFSCar), Mestre em Educação (UFSCar) e Graduado e licenciado em Ciências Biológicas (UNESP). Leciona desde 1999 na educação básica.Tem experiência com o Ensino Superior nos cursos de Pedagogia e Gestão Ambiental. É o idealizador do projeto Experimentoteca Maker para escolas públicas que está sediado e é administrado atualmente pelo Centro de Divulgação Científico e Cultural da USP em São Carlos/SP. (Projeto inicialmente fomentado pelo programa “Makers Educa” – Parceria da Fundação Lemann, Programê e Fundação Vivo Telefônica). Atualmente é diretor do Instituto CLQ, onde desenvolve trabalhos com formação continuada de professores e projetos interdisciplinares envolvendo arte e tecnologia.
Rafaela Vilela
da Rocha Campos
Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UFSCar, com estágio de doutorado no Departamento de Ciência da Computação e Informação na Universidade de Linköping, na Suécia, e pós-doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP. Tem trabalhado com pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de Ciência da Computação e Informática na Educação, com ênfase em Jogos Sérios, Gamificação, Simulações Interativas, Recursos Educacionais Digitais, Estratégias de Meta-Aprendizagem, Aspectos socioculturais relacionados a Gênero, Ciências e Tecnologias.
Maria Candida
Varone de Morais Capecchi
Maria Candida Varone de Morais Capecchi é bacharel e licenciada em Física pela USP. Doutora em Educação pela mesma Universidade, com estágio de doutorado na Universidade de Leeds, Inglaterra. Atriz, com especialização em Corpo: dança, teatro e performance, pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Professora adjunta da UFABC, atuando nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. Pesquisa ensino de ciências, argumentação em sala de aula e interfaces entre a formação de professores e o teatro.
Maisa Helena
Altarugio
Possui licenciatura e bacharelado em Química, Mestrado em Ensino de Ciências e Doutorado em Educação, pela USP. Pós-doutorado na UNESP- Rio Claro e na Université de Montreal (Canadá). Possui formação em Psicodrama. Atualmente é professora associada na UFABC atuando no curso de licenciatura em Química, desde 2008, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. Pesquisa em ensino de ciências, formação de professores, metodologias ativas e atividades lúdicas na educação.
Cesar da Mota Marcondes Pereira
Técnico de Laboratório da UFABC, Treinador Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Treinador de Programação Neurolinguística (PNL) pela The Society of Neuro Linguistic Programming - NLP (Orlando-FL, Março de 2017). Área de interesse: educação, aprendizado e desenvolvimento humano. Curioso inveterado e eterno aprendiz.